sexta-feira, 28 de junho de 2013

A minha descoberta de Neil Gaiman

Nos últimos tempos, tenho andado ocupado a ler umas coisas do Neil Gaiman. Confesso que não conhecia o senhor (shame on me) e que me surpreendeu pela positiva.
Li três livros de uma assentada (a saber: Stardust, The Graveyard Book e Good Omens - este último em colaboração com Terry Pratchet) e todos eles me prenderam do princípio ao fim.
Façamos uma retrospectiva: The Graveyard Book centra-se num cemitério, em que um rapazinho cuja família foi assassinada é acolhido por pessoas que já morreram e que são bem mais confiáveis que os que estão vivos...Mete vampiros, lobisomens, assassinos, umas coisas esquisitas chamadas Ghouls e aves esquisitas. Acho que lá para o meio também aparece uma múmia. Em suma, é um livro em que a morbidez é deliciosa e divertida. Good Omens centra-se numa troca esquisita de um bebé e numa improvável (ou talvez não tão improvável, vá) aliança entre as forças do bem e do mal. Existem freiras satânicas, cães gigantes transformados em caniches, Bentleys assombrados e um grupo de crianças que furam a segurança de uma base militar. Por fim, Stardust. A sério que tenho que falar deste? Existe um filme. Mas pronto: uma estrela cai do céu, alguém a apanha para a entregar a uma femme fatale que não lhe liga peva e tudo se desenrola no meio de um país encantado (também existem assassínios e bruxas!)
Em jeito de conclusão, posso dizer que adorei todos os livros e que os recomendo sem qualquer problema.


1) The GraveYard Book (ed. Portuguesa - A Estranha Vida de Nobody Owens)
2) Stardust
3) Good Omens (ed. Portuguesa - Bons Augúrios)

Nota: Todas as imagens foram retiradas do site da livraria online Wook:

1 comentário:

Sofia Bernardo disse...

Falta dizer quem apresentou o menino ao Neil Gaiman. Diga lá se a tia Sofia não tem boas ideias?