quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Grândola, Vila Morena

Hoje um jovem (26 anos, logo é mais novo que eu) disse-me que não entendia porque é que os manifestantes tinham escolhido uma música tão rasca para cantar. Eu, embora a minha vontade fosse dar-lhe com uma pá no crânio e esconder rapidamente o corpo, lá comecei a explicar. Que a música (que para mim é das coisas mais belas que alguma vez foram escritas na nossa língua) tinha sido uma senha do 25 de Abril, que tinha o significado da liberdade que este governo nos está a tentar tirar, que para os nossos pais é a música que marca o fim de uma ditadura e a entrada numa democracia, por muito que esta esteja meio grogue.
Satisfeito com a minha explicação, apronto-me para partir para outro assunto (admito, era futebol) quando sou completamente surpreendido com esta pergunta, que cito textualmente: "o que raio foi o 25 de Abril?"
Pois bem, este rapaz, que é formado em Engenharia, e gozou os feriados todos que marcam esta data... não fazia a mais pequena ideia do que significava. Nem sabia quem era Salgueiro Maia. Sabia, de forma muito ténue, quem tinha sido Salazar (esse gajo ganhou os Grandes Portugueses, não foi?)
Minha gente, quando temos pessoas assim (que espero que sejam uma ínfima minoria), como podemos esperar que este país ande?


Sem comentários: